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Recursos Ortográficos e Efeitos de Sentido: resumo com simulado

Recursos Ortográficos e Efeitos de Sentido: resumo com simulado

Veja como melhorar sua redação com os Recursos Ortográficos e Efeitos de Sentido. Faça o resumo e teste seu nível no Simulado Enem Online de Gramática.

O texto é um objeto feito de palavras organizadas segundo regras e estratégias para expressar algum significado pretendido por seu enunciador. Cada palavra escolhida, manifesta no leitor uma significação. Veja os Recursos Ortográficos e os Efeitos de Sentido. Em seguida, responda ao Simulado Enem.

Quando se escreve um texto, usa-se alguns recursos ortográficos que estamos acostumados para demonstrar sentimentos e dar marcar efeitos de sentido, de término e o começo nos textos: são os sinais de pontuação, como as reticências, as exclamações e as interrogações, por exemplo.

A análise que vai ser feita a partir desse texto também pode levar em conta aspectos culturais e em nome de interesses diversos (educativo, econômico, religioso, político, entre outros).Pense nisso quando for escrever a sua redação do Enem, para valorizar o texto.Recursos ortográficos e os Efeitos de SentidoEsses mecanismos tão comuns na nossa escrita se juntam com outros como: o uso do itálico, do negrito, da caixa alta e do tamanho da fontes.

Efeitos de Sentido

Tudo isso em um contexto textual pode atribuir novos sentidos, ou seja, novas significações que vão ser interpretadas por nós leitores. Por isso, é importante reconhecer esses recursos ortográficos, para que assim possamos interpretar o que o autor do texto quer dizer.

Segundo alguns autores gramaticais, muito do que se pode chamar de recursos ortográficos envolve de algum modo a transgressão da ortografia-padrão. Essa transgressão faz com que nos aproximemos do discurso escrito ao discurso da fala. Isso também pode produzir efeitos de estranhamento, crítica ou especulação.

A liberdade de escrever e fazer uso desses recursos está muito presente nos textos narrativos e também nos gêneros textuais como poemas e propagandas. O uso da metalinguagem e de recursos retóricos de convencimento dos leitores podem ser outros recursos utilizados nos textos para dar efeitos de sentido.Recursos Ortográficos e os Efeitos de Sentido

Quando vale o Português na Redação do Enem

O uso da norma culta do idioma, onde se encaixam o uso correto dos recursos ortográficos e os efeitos de sentido, está dentro da Competência 1 da Redação. Na hora de corrigir o seu texto os avaliadores foram na qualidade da sua escrita.

Veja no resumo acima com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, como você pode valorizar o seu texto e conseguir efeitos de sentido, sem enfeitar ou tentar usar palavras difíceis.

A Metalinguagem e os efeitos de sentido:

Uso de metalinguagem – A metalinguagem coloca em evidência o código da comunicação. É quando falamos de si próprios, da própria linguagem, etc. O código usado para estabelecer comunicação é o centro da mensagem, ele explica a si mesmo.

Essa função terá o propósito de esclarecer, refletir, discutir num ato de comunicação em que se usa a linguagem para falar sobre ela própria. É a linguagem das bulas de remédios, dos dicionários, etc.

Exemplo de Metalinguagem: O programa Vídeo Show é um exemplo forte de metalinguagem, pois se usa o “código” da televisão (programa de TV) para falar sobre a própria televisão (outros programas de TV).

Função Poética nos textos

Essa função da linguagem encontrada nos poemas retrata a mensagem por si é posta em relevo. É a linguagem dos poemas e prosas poéticas (literária), da publicidade criativa e afins. Ela é construída de forma criativa e inusitada.

Essa função usa vários recursos gramaticais: figuras de linguagem, conotação, neologismos, construções estruturais não convencionais, polissemia etc. E todos eles podem ser estruturados para dar efeitos de sentido nos textos.

Função emotiva nos textos

Essa função pode ser demonstrada de diversas formas nos textos: nas propagandas fazendo com que os leitores sintam-se comovidos e queiram ajudar ou comprar algo, por exemplo. Ela dá valor aos sentimentos e singularidades afetivas do emissor da mensagem (texto).

Confira com a professora Camila Zuchetto como o casamento de litratura e arte pode resultar em poética, lirismo, efeitos de sentido, e muita qualidade de texto.

As dicas da professora Camila:

  1. A função da literatura pode ser incitar a reflexão, mas também pode ser instrumento de divertimento, de construção de identidade e até de crítica social.
  2. Se uma das definições da literatura é “arte com palavras” e de arte como “a representação do Belo”, já podemos conversar sobre a função da literatura.
  3. Desde os tempos mais remotos, a pessoas gostam de ouvir histórias, mesmo em povos mais antigos, a ficção sempre esteve presente nas narrativas.
  4. É só pensarmos em Esopo, com suas fábulas, ou Homero, com suas epopeias.
  5. Podemos afirmar com tranquilidade que a literatura consegue nos emocionar, seja causando tristeza, alegria e até nos divertir.
  6. Por meio da leitura, podemos “viver” outras vidas, quase que sentir outras emoções e sensações.

 

Caixa alta: Quando usado dar a entender ao leitor que alguém está estressado, gritando ou que deseja chamar a atenção. Mais do que isso,a caixa alta também é um recurso estético na publicidade, e quando se trata de títulos, nomes de marcas e outras expressões curtas, ela é bastante utilizada.

Negrito: Usado para marcar o texto destacando partes importantes.

Itálico: Usado para expressar uma fala, destacar algum objeto e também quando se tem palavras estrangeiras no texto.

Interjeição: A interjeição é a palavra invariável que usamos para exprimir sentimentos súbitos e emoções. Ela está presente nas histórias em quadrinhos, em propagandas e também em textos narrativos, e são seguidas de ponto de exclamação.

Simulado de Efeitos de Sentido

Resolva agora as questões do Simulado Enem Online sobre os Recursos Ortográficos e os Efeitos de Sentido

Recursos ortográficos e efeitos de sentido

  1. Pergunta 1 de 10

    (UERJ/2013)

    Recordações do escrivão Isaías Caminha

     

    ‘1 Eu não sou literato, detesto com toda a paixão essa espécie de animal. O que observei neles, no 2 tempo em que estive na redação do O Globo, foi o bastante para não os amar, nem os imitar. São em 3 geral de uma lastimável limitação de ideias, cheios de fórmulas, de receitas, só capazes de colher 4 fatos detalhados e impotentes para generalizar, curvados aos fortes e às ideias vencedoras, e 5 antigas, adstritos a um infantil fetichismo do estilo e guiados por conceitos obsoletos e um pueril 6 e errôneo critério de beleza. Se me esforço por fazê-lo literário é para que ele possa ser lido, pois 7 quero falar das minhas dores e dos meus sofrimentos ao espírito geral e no seu interesse, com 8 a linguagem acessível a ele. É esse o meu propósito, o meu único propósito. Não nego que para 9 isso tenha procurado modelos e normas. Procurei-os, confesso; e, agora mesmo, ao alcance 10 das mãos, tenho os autores que mais amo. (…) Confesso que os leio, que os estudo, que procuro11 descobrir nos grandes romancistas o segredo de fazer. Mas não é a ambição literária que me 12 move ao procurar esse dom misterioso para animar e fazer viver estas pálidas Recordações. 13 Com elas, queria modificar a opinião dos meus concidadãos, obrigá-los a pensar de outro modo, 14 a não se encherem de hostilidade e má vontade quando encontrarem na vida um rapaz como 15 eu e com os desejos que tinha há dez anos passados. Tento mostrar que são legítimos e, se não 16 merecedores de apoio, pelo menos dignos de indiferença.

    17 Entretanto, quantas dores, quantas angústias! Vivo aqui só, isto é, sem relações intelectuais de 18 qualquer ordem. Cercam-me dois ou três bacharéis idiotas e um médico mezinheiro, repletos 19 de orgulho de suas cartas que sabe Deus como tiraram. (…) Entretanto, se eu amanhã lhes fosse 20 falar neste livro – que espanto! que sarcasmo! que crítica desanimadora não fariam. Depois que 21 se foi o doutor Graciliano, excepcionalmente simples e esquecido de sua carta apergaminhada, 22 nada digo das minhas leituras, não falo das minhas lucubrações intelectuais a ninguém, e minha 23 mulher, quando me demoro escrevendo pela noite afora, grita-me do quarto:

    24 – Vem dormir, Isaías! Deixa esse relatório para amanhã!

    25 De forma que não tenho por onde aferir se as minhas Recordações preenchem o fim a que as 26 destino; se a minha inabilidade literária está prejudicando completamente o seu pensamento. 27 Que tortura! E não é só isso: envergonho-me por esta ou aquela passagem em que me acho, em 28 que me dispo em frente de desconhecidos, como uma mulher pública… Sofro assim de tantos 29 modos, por causa desta obra, que julgo que esse mal-estar, com que às vezes acordo, vem dela, 30 unicamente dela. Quero abandoná-la; mas não posso absolutamente. De manhã, ao almoço, na 31 coletoria, na botica, jantando, banhando-me, só penso nela. À noite, quando todos em casa se 32 vão recolhendo, insensivelmente aproximo-me da mesa e escrevo furiosamente. Estou no sexto 33 capítulo e ainda não me preocupei em fazê-la pública, anunciar e arranjar um bom recebimento 34 dos detentores da opinião nacional. Que ela tenha a sorte que merecer, mas que possa também, 35 amanhã ou daqui a séculos, despertar um escritor mais hábil que a refaça e que diga o que não 36 pude nem soube dizer.

    37 (…) Imagino como um escritor hábil não saberia dizer o que eu senti lá dentro. Eu que sofri 38 e pensei não o sei narrar. Já por duas vezes, tentei escrever; mas, relendo a página, achei-a 39 incolor, comum, e, sobretudo, pouco expressiva do que eu de fato tinha sentido.

    LIMA BARRETO Recordações do escrivão Isaías Caminha.
    São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2010.

     

    O texto de Lima Barreto explora o recurso da metalinguagem, ao comentar, na sua ficção, o próprio ato de compor uma ficção.

    Esse recurso está exemplificado principalmente em:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
.
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