O Fascismo italiano – Resumo de HIstória com Simulado Enem

Teste seus conhecimentos em História com o simulado de fascismo. São apenas 10 questões para você simular o Enem e se dar bem na prova!

O Fascismo Italiano – Após a 1ª Guerra a Itália atravessou uma crise econômica e social. Inflação, desemprego aliados à influência da Revolução Socialista Russa, estimularam os operários à radicalização.

Dentro do Partido Socialista aparece a figura de Benito Mussolini, favorável à participação italiana na 1ª Guerra. Isto lhe custou a expulsão do partido. Mussolini então, toma posições de direita e atitudes de comunicação de massa ritualizadas, inclusive com uniformes para os adeptos da causa, lançando as bases do fascismo.

O Fascismo tomou força por combater os movimentos comunistas que eram temidos pelo povo. Em maio de 1921, os fascistas elegeram 35 deputados, entre eles Mussolini, fundando o Partido Nacional Fascista. Este partido foi apoiado pelas grandes indústrias e latifundiários.

Em outubro de 1922, multidões de “camisas negras” fascistas marcharam sobre Roma. O rei Vitor Emanuel III, pressionado, demitiu o primeiro ministro e convidou Mussolini para formar novo ministério.

De maioria fascista, o novo governo conseguiu plenos poderes e venceu as eleições de 1924. Nascia ali o germe de uma ditadura. Na prática a via democrática foi utilizada pra se chegar à ditadura italiana de Mussolini. Ele juntou-se a Hitler na 2ª Guerra Mundial.

Teve um fim trágico Benito Mussolini. Em abril de 1945, com a 2ª Guerra Mundial já praticamente encerrada com a Itália exaurida militarmente e rendida aos exércitos aliados sob a liderança dos Estados Unidos, os italianos promovem uma revolta popular e capturam Mussolini durante uma tentativa dele e da esposa para fugir para a Alemanha.

Antes de resolver os exercícios, veja a superaula do prof. Felipe!

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de Fascismo:

Simulado de Fascismo

  1. Pergunta 1 de 10

    (Fac. Direito de Franca SP/2014)

    “Ou bem eles nos entregam o governo ou nós haveremos de tomá-lo, ocupando Roma. É uma questão de dias, talvez de horas (…) Voltem para suas cidades e esperem nosso chamado. Se necessário, serão dadas ordens. Enquanto isso, podem se dispersar e manifestar sua solidariedade com as Forças Armadas: Viva o Exército! Viva o fascismo! Viva a Itália! (…) Nós, fascistas, não queremos entrar no governo pela porta dos fundos. No fim das contas, tudo pode ser decidido pela força, pois na história é a força que decide tudo.”
    Benito Mussolini, outubro de 1922. Apud: Donald Sassoon.
    Mussolini e a ascensão do fascismo. Rio de Janeiro: Agir, 2009, p. 137.

    O texto, um discurso de Mussolini, expõe duas das mais conhecidas características do fascismo italiano:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.