Terceira Geração Modernista – Resumo de Literatura com Simulado

Hora de ver o resumo sobre os destaques da Terceira Geração Modernista no Brasil. Tem Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, e Lygia Fagundes Teles. Na mesma época surgiu a Bossa Nova de João Gilberto e Tom Jobim, com a eterna Garota de Ipanema. Veja as aulas e teste seu nível no Simulado.

Modernismo – Terceiro Momento – Veja como foi a expressão artística da geração de 1945: Clarice Lispector; Guimarães Rosa; Ariano Suassuna; Lygia Fagundes Teles, e João Cabral de Melo Neto. Entenda como estava o Brasil e o mundo naquela época:

Contexto da Terceira Geração Modernista – Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Europa começou o lento processo de reconstrução em meio aos destroços humanos e políticos. A Guerra-Fria, iniciada com a ameaça de uma hecatombe nuclear, dividiu o mundo em dois blocos: um capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e outro socialista, sob o comando da ex-União Soviética.

O Brasil aliou-se aos norte-americanos, contra a expansão do comunismo. O Partido Comunista, abrigo de muitos intelectuais, entrou na ilegalidade. Escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado tiveram suas obras queimadas em praça pública. Alguns foram presos, outros, exilaram-se.

Crises internas enfraqueceram a ditadura Vargas, e ele acabou destituído por aqueles que o ajudaram a chegar ao poder: os militares. Em 1946, Eurico Gaspar Dutra assumiu a presidência. Getúlio, porém, idolatrado pelo povo, que o via como o “pai dos pobres”, voltou ao poder em 1951.

O cenário político, no entanto, havia mudado. A resistência da elite à nova administração de Vargas deixou o presidente acuado, envolvido em escândalos que envolviam pessoas muito próximas a ele. Os militares voltaram a pressionar Getúlio para se afastar do governo. Em 24 de agosto de 1954, Vargas cometeu suicídio.

A repercussão popular pela morte de Vargas superou muito a expectativa dos militares. Tanto eles quanto os conservadores viram-se obrigados a recuar.

A solução encontrada foi convocar eleições diretas. Juscelino Kubitschek foi eleito presidente com a promessa de realizar, em cinco anos, o equivalente a cinqüenta anos de mandato. O símbolo de seu governo, que resumia a ideia do “Brasil Grande”, foi a construção de Brasília, a nova capital, no planalto central do país.

O padrão arquitetônico de Brasília é típico do modernismo. A cultura estava também valorizada, e surgiu, inclusive, no campo da música, a batida da Bossa Nova, com João Gilberto e Tom Jobim, que colocaram o Brasil em destaque mundial.

Aula Gratuita – A Terceira Geração Modernista

Veja  um resumo simples e rápido com o professor Rolo, do Curso Enem Gratuito, para você entender o que aconteceu no mundo das artes brasileiras naquela época. Você vai entender melhor esta aula completa.

Muito bom este resumo. Veja mais sobre os anos JK e depois a crise dos anos 60 com Jânio Quadros, João Goulart, e o Golpe Militar de 1964.

Dica 1 – Com algumas mudanças no contexto social do Brasil, o Modernismo é considerado em três momentos. Estude agora sobre a 2a fase para prova de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/modernismo-segundo-momento-literatura-enem/

Durante o governo de JK o país floresceu: indústrias foram estimuladas a vir para o Brasil com a promessa de grandes isenções fiscais. O crescimento industrial acelerado desencadeou um crescimento urbano equivalente, comprometendo a estrutura dos grandes centros.

Massas humanas deslocaram-se do campo para a cidade à procura de oportunidades. Até hoje sofremos as consequências sociais e econômicas da industrialização acelerada promovida por JK. Era tudo modernismo.

Em 1958 a Bossa Nova conquistou um espaço no cenário musical internacional. A canção Garota de Ipanema surgiu em 1962, com letra de Vinícius de Moraes e música de Tom Jobim, e tornou-se a música mais tocada do mundo durante quase duas décadas.

Veja os principais autores da Terceira Geração Modernista: Clarice Lispector; Ariano Suassuna; Lygia Fagundes Teles, Guimarães Rosa, e João Cabral de Melo Neto.

Aula Gratuita: Destaques do Modernismo – Terceira Fase:

Muito bom este resumo! Mas, os tempos foram mudando…. Veja como o país enfrentou um tumulto com Jânio Quadros e João Goulart, e depois o fechamento com a Ditadura de 1964.

O sucessor de Juscelino, Jânio Quadros, chegou ao poder com forte apoio popular. Contando com ele, e desprezando o Congresso Nacional, desejou alargar as suas próprias forças. Vendo-se impedido, renunciou depois de sete meses. Nova Crise se instalou, porque o vice-presidente João Goulart tinha francas simpatias pelas ideologias de esquerda.

Depois de um breve período Parlamentarista, Goulart assumiu o governo, para descontentamento de setores militares, que viam nele a ameaça do avanço do comunismo no Brasil.

Em 1964, o descontentamento converteu-se em ação, e o governo foi derrubado pelo golpe militar. Uma nova ditadura instalou-se.

O estilo do Modernismo da Terceira Fase

A prosa dessa nova geração, enriquecida pelo aparecimento de um número muito grande de contos e romances, pode ser dividida em prosa psicológica, urbana e regionalista.

Autor em destaque:

João Guimarães Rosa: Nasceu em Minas Gerais e passou a infância no centro-norte de seu estado natal, onde o pai exercia atividades ligadas à pecuária.

Cursou o secundário e a faculdade de Medicina em Belo Horizonte.

Trabalhou em várias cidades do interior mineiro, sempre demonstrando profundo interesse pela natureza, por bichos e plantas, pelos sertanejos e pelo estudo de línguas.

Características

A linguagem empregada era uma língua culta, com alguns termos regionais, e as personagens utilizavam a linguagem típica da região.

A grande novidade linguística introduzida pelo regionalismo de Guimarães foi de recriar, na literatura, a fala do sertanejo não apenas no nível do vocabulário, mas, também, no da sintaxe (a construção das frases) e no da melodia das frases.

Dica 2 – Revise tudo sobre Humor e garanta a sua nota em Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude com a gente e fique preparado! – https://blogdoenem.com.br/humor-literatura-enem/

Era um linguajar imobilizado no tempo. Disso resultaria o seguinte:Literatura Enem

a) elementos do linguajar sertanejo

+

b) transfiguração estilística desse linguajar

=

c) a linguagem mais revolucionária e mais inventiva de toda a nossa história.

Outro aspecto de destaque da obra roseana é sua capacidade de transpor os limites do espaço regional, em que quase sempre se situam seus textos, e alcançar uma dimensão universal. Ele deixa de ser limitado pelo aspecto geográfico para representar o próprio mundo. Veja alguns conceitos de mundo que aparecem em Grande Sertão: Veredas.

“O sertão está em toda parte”

“Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar.”

“O sertão é do tamanho do mundo.”

Obra

Sagarana (contos); Corpo de Baile (ciclo novelesco); Grande Sertão: Veredas (romance); Primeiras Estórias (contos); Tutaméia: Terceiras Estórias (contos); Estas Estórias (contos).

Saiba mais sobre o Modernismo: Terceiro Momento nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de Terceira Geração Modernista:

 

Simulado Terceira Geração Modernista

  1. Pergunta 1 de 10

    (UNIFOR CE/2017)

    (…), estando tão ocupada, viera das compras de casa que a empregada fizera às pressas porque cada vez mais matava serviço, embora só viesse para deixar almoço e jantar prontos, dera vários telefonemas tomando providências, inclusive um dificílimo para chamar o bombeiro de encanamentos de água, fora à cozinha para arrumar as compras e dispor na fruteira as maçãs que eram a sua melhor comida, embora não soubesse enfeitar uma fruteira, mas Ulisses acenara-lhe com a possibilidade futura de por exemplo embelezar uma fruteira, viu o que a empregada deixara para jantar antes de ir embora, pois o almoço estivera péssimo, enquanto notara que o terraço pequeno que era privilégio de seu apartamento por ser térreo precisava ser lavado, recebera um telefonema convidando-a para um coquetel de caridade em benefício de alguma coisa que ela não

    entendeu totalmente mas que se referia ao seu curso primário, graças a Deus que estava em férias, fora ao guarda-roupa escolher que vestido usaria para se tornar extremamente atraente para o encontro com Ulisses que já lhe dissera que ela não tinha bom-gosto para se vestir, lembrou-se de que sendo sábado ele teria mais tempo porque não dava nesse dia as aulas de férias na Universidade, pensou no que ele estava se transformando para ela, no que ele parecia querer que ela soubesse, supôs que ele queria ensinar-lhe a viver sem dor apenas, ele dissera uma vez que queria que ela, ao lhe perguntarem seu nome, não respondesse “Lóri” mas que pudesse responder “meu nome é eu
    […].
    (LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres.
    Rio de Janeiro: Rocco, 1998)

    Sobre a literatura de Clarice Lispector NÃO é uma afirmativa correta:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

.

======

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.