O Romantismo na literatura brasileira: resumo com simulado

Veja os autores e obras clássicas do Romantismo no Brasil: Iracema, Memórias de um sargento de milícias, A Moreninha, e gigantes como Castro Alves, poeta da liberdade.

Um dos acontecimentos mais importantes na literatura brasileira o Romantismo. Este movimento trouxe autores que se consagraram em obras populares, e com isso tivemos o surgimento de um grande público apreciador do que era produzido naquele momento.

A Moreninha, de Joaquim Manuel Macedo; O Guarani, de José de Alencar; e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manual Antônio de Almeida entraram para os clássicos do Romantismo no país.

As produções literárias brasileiras do Romantismo ficaram bastante populares entre 1836 e 1881. Com isso, surge o romance, a maneira mais acessível de apreciar obras literárias.

Com o surgimento de mais cursos superiores em Portugal e da abertura de faculdades no Brasil, com o avanço do liberalismo burguês, o desenvolvimento da imprensa e a publicação de folhetins, a mulher e o estudante passam a ser os novos apreciadores e consumidores da literatura.

Veja a imagem da conexaocultura.org para representar o Romantismo:O Romantismo

Com a popularização da literatura, o Romantismo traz um estilo que procura atender ao que é exigido pelo seu público leitor, girando ao redor das descrições dos costumes urbanos ou das particularidades amenas das zonas rurais, retomando o mito do cavaleiro medieval, sendo transformado em herói nacional.

O enredo, o espaço e as personagens são idealizados de acordo com a imaginação e ideais românticos, que eram aquelas que o leitor se identificava.

No Brasil, a chegada da família real e o primeiro grande surgimento do jornal ajudaram a fazer com que o romance romântico tivesse um papel importante. A obra O filho do pescador, de Teixeira e Sousa, foi a primeira obra romântica em forma de prosa publicada no Brasil, em 1843.

As características do Romance

Veja com a professora Camila um resumo simples e rápido para você entender e dominar as características principais do gênero literário do Romance.

Gostou da aula com a professora Camila? Show mesmo. Tudo a ver com O Romantismo para te ajudar nesta revisão.

O Romantismo nasce com A Moreninha

Com muito sentimentalismo, de trama pouco simples, não foi suficiente para definir quais seriam as linhas que esse tipo de escrita seguiria na literatura brasileira. Por isso e, inclusive, pela aceitação dos leitores, superando suas expectativas, A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, publicado no ano de 1844, passa a ser considerado o primeiro romance brasileiro.

Produção literária do Romantismo  no Brasil

Joaquim Manuel de Macedo (1820 – 1882) tem, em suas obras, o desenvolver de um romance romântico, daqueles em seus períodos iniciais: presença da descrição dos costumes da atual sociedade, como suas festas e tradições, leitura leve, linguagem simples, pequenas intrigas de amor e mistério e final feliz, com o amor sendo sempre o vitorioso.

Seguindo essa lógica, Macedo passa a ser o escritor mais lido no Brasil, nas décadas de 40 e 50, até que surge José de Alencar e seu romance O Guarani, de 1857.  Veja agora um trecho de ‘A Moreninha’:

Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhado abaixo.

Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O diplomata ajusta, com m copo de champanha na mão, os mais intrincados negócios; todos murmuram e não há quem deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetos e das cantigas do seu tempo; e o moço goza todos os regalos da sua época; as moças são no sarau como as estrelas no céu; estão no seu elemento; aqui uma, cantando suave cavatina, eleva-se vaidosa nas asas dos aplausos […]; daí o pouco vão outras pelo braço de seus pares, se deslizando pela sala e marchando em seu passeio, mais a compasso que qualquer de nossos batalhões da Guarda Nacional, ao mesmo tempo que conversam sempre sobre objetos inocentes que movem olhaduras e risadinhas apreciáveis.

Acima você leu um trecho do livro A Moreninha. É a descrição de um sarau, ou seja, uma festa noturna que acontecia em casas de família ou clubes, com apresentações musicais. O fragmento acima apresenta características comuns dos romances românticos, como a descrição do ambiente e das personagens, que seguem os valores da sociedade em que vivem juntamente do seu bom gosto, com a presença de diplomatas, jovens elegantes e belas moças.

Aula Gratuita sobre o Romantismo – Resumo Online

Veja com o professor Anderson Rolo, do Curso Enem Gratuito, uma aula completa sobre o Romantismo para você fixar bem as características deste movimento e mandar bem nas provas:

Muito bom este resumo do professor Anderson Rolo. Tem mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito.

Os Principais autores e suas obras no Romantismo no Brasil:

  1. – Gonçalves Dias: Principais obras: Os timbiras, Meditação, Canção do Exílio, I-Juca-Pirama, Seus Olhos 
  2. –  Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna.
  3. –  Castro Alves Espumas Flutuantes, Os escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso, Hinos do equador, Tragédia no Mar, O Navio Negreiro
  4. – Joaquim Manuel de Macedo: A Moreninha, O Moço Loiro, O Rio do Quarto, A luneta mágica.
  5. José de AlencarCinco Minutos, A Viuvinha, O Guarani, Lucíola, Iracema, As Minas de Prata, Senhora, Encarnação.
  6. – Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um sargento de milícias, Dois Amores (peça de teatro)
  7. – Bernardo Guimarães: O seminarista, A escrava Isaura
  8. – Franklin Távora:  Trindade maldita, Os índios do Jaguaribe; A casa de palha; Três lágrimas
  9. –  Machado de AssisRessureição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia

Agora, é com você para testar o seu nível de conhecimento sobre o Romantismo na Literatura Brasileira!

Responda ao Simulado Enem sobre o Romantismo

Romantismo

  1. Pergunta 1 de 10

    (UECE/2017)    

    O texto desta prova consta, como prefácio, da 2ª edição do romance Janelas Fechadas, do maranhense Josué Montello, publicado pela primeira vez em 1941. Foi escrito por Tristão de Athayde (Alceu Amoroso Lima), que compõe uma crítica na qual desenvolve ideias originais, como uma aproximação entre Benzinho, protagonista do romance de Montello, e Capitu.

    Uma Capitu Nordestina

    01 Cada novo livro de Josué Montello é um 02 acontecimento em nossas letras. Sua 03 fecundidade literária, aliás […], nunca se fez 04 com sacrifício de seu esmero na expressão 05 verbal. Pelo contrário, esse esmero atingiu seu 06 alto grau de perfeição com Aleluia, mas de forma 07 alguma se esgotou na sua busca de concisão, 08 outra meta constante em sua estilística pessoal. 09 Ainda agora, o que o levou a reeditar esse quase 10 primeiro livro de sua “maturidade literária”, 11 como ele próprio assinalou, foi a preocupação 12 estritamente estilística e não estrutural, junto ao 13 cuidado de preservar o tipo de sua personagem 14 central, a jovem Benzinho, e o ambiente 15 maranhense de todos os seus romances.

    16 Aliás, se a paisagem maranhense desse 17 romance nada tem a ver com a rude paisagem 18 tipicamente nordestina dos romances de um José 20 Lins do Rego ou de um José Américo, o caráter 21 da jovem Maria de Lourdes Silva, apelidada 22 Benzinho desde a infância, nada tem a ver com o 23 tipo genuíno das jovens nordestinas, como aliás 24 dos homens da região, onde a firmeza de caráter 25 é a expressão mais representativa do 26 temperamento nordestino, pela supremacia dos 27 valores morais sobre os valores eróticos e 27 sobretudo hedonísticos. Sendo esse romance dos 28 seus vinte anos uma tentativa quase 29 subconsciente de reação antirromântica, não é 30 de espantar que essa adolescente dos subúrbios 31 de São Luís, o bairro do Anil, se pareça mais com 32 a sofisticada carioca Capitu do que com qualquer 33 das Inocências, ou Moreninhas do romantismo de 34 sua época.

    35 Benzinho, pela mão feiticeira de seu criador 36 literário, que, aliás, colheu o modelo na vida real, 37 passa ao longo do romance sem que o autor se 38 aprofunde em qualquer análise psicológica da 39 passagem de uma condição de vítima inocente à 40 de uma representante típica, embora 41 inconsciente, de um fenômeno sociológico, o da 42 ascensão social, que, ao contrário do tipo 43 habitual da mulher nordestina, coloca 44 inteiramente de lado as razões do coração ou da 45 sensualidade para se dirigir exclusivamente pela 46 razão. E pelo raciocínio rigorosamente 47 interesseiro de promoção social ou de influência 48 exterior. Quando, pela primeira vez, se entrega a 49 um quase desconhecido, é levada 50 exclusivamente por uma frase eventual de sua 51 mãe, que lhe confidenciara a vontade de ter um 52 neto. Pela segunda vez, o que a levou a fazer o 53 mesmo foi simplesmente a ambição de casar 54 com um vizinho rico.

    55 Em ambos os casos, absoluta ausência de 56 sentimento passional e, no fundo, preocupações 57 de tipo masculino mais que feminino. Não é a 58 preocupação feminista de emancipação de seu 59 sexo, mas a passividade em face de um desejo 60 materno e o impulso masculino de ambição 61 social.

    62 Aliás, na criação da personagem central 63 dessa jovem Capitu nordestina, tocava Josué 64 Montello em um fenômeno típico das sociedades 65 modernas: a confusão ou o desencontro entre os 66 sexos, em sua respectiva natureza biológica e 67 psicológica. Já Aristóteles verificava haver 68 homens de alma feminina e vice-versa. Assim 69 como não há, entre as várias idades do ser 70 humano, limites claros e positivos, assim 71 também não existe, entre os sexos, uma 72 psicologia respectivamente incompatível. O que é 73 preciso é não confundir o desencontro de 74 psicologias com a confusão, ou antes, a inversão 75 das psicologias. Uma coisa é um homem de alma 76 feminina e outra um homem efeminado. 77 Naqueles, o que vemos é o predomínio de certas 78 qualidades, que normalmente distinguem a alma 79 feminina, sem que, entretanto, essa troca 80 perturbe seus valores máximos.

    (Introdução. ATHAYDE, Tristão de. In: MONTELLO,
    Josué. Romances e novelas. V. 1. P. 109-111.)

    Considere a expressão “qualquer das Inocências, ou Moreninhas do romantismo de sua época” (Refs. 32-34):

    I. O crítico, nesta passagem do texto, refere-sediretamente aos romances Inocência (de Visconde de Taunay) e A Moreninha (de Joaquim Manuel de Macedo) e indiretamente às personagens do mesmo nome.

    II. O que o crítico chama de “romantismo de sua época” (época de Josué Montello) é um Romantismo tardio, fora de época; extemporâneo.

    III. O pronome “qualquer”, no excerto transcrito, equivale a “nenhuma”.

    Está correto o que se diz apenas em

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
.===

Veja aqui aulões gratuitos de Literatura: O romantismo

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre o Romantismo, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos. Ali não tem romantismo. Vale a maior nota, e pronto.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova depois do Romantismo:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.