Impacto Ambiental: resumo com simulado de Geografia. Vem!

Poluição e Impacto Ambiental caem direto nas provas: Contaminação Atmosférica; Chuva Ácida; Desmatamento; Contaminação das Águas, Ilhas de Calor, e O Buraco de Ozônio.

Antes de responder as 10 questões do simulado de impacto ambiental veja o resumo sobre a Poluição Ambiental. Ela não é um problema novo. Mas, só nas últimas décadas é que o assunto passou a ser mais discutido, explorado e estudado.

Os problemas ambientais são causados, principalmente, pelo crescimento acelerado da industrialização, da urbanização, desmatamentos e queimadas, mau uso do solo, e do consumo desenfreado de combustíveis fósseis. Confira abaixo os problemas de impacto ambiental que afetam nosso planeta.

Impacto Ambiental e  Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica é aquela que está presente no ar. Ela pode ocorrer das mais diversas maneiras e das mais diversas fontes. Pessoas que apresentam problemas respiratórios são as mais afetadas com esse tipo de poluição.

Além disso, aqueles que nunca apresentaram problemas desse tipo, podem vir a contraí-las. Dentre as poluições atmosféricas, temos:

Efeito Estufa e o Impacto Ambiental

– é um mecanismo natural do planeta Terra que permite a manutenção da temperatura numa média de 15ºC. Esse valor é o ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta e sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio.

O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem contribuído com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas.

Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos.1Essa elevação das médias térmicas geram o aquecimento global, que pode ocasionar o derretimento das calotas polares, por exemplo, aumentando o nível dos mares.

Aula Gratuita sobre Impacto e Poluição Ambiental

Veja aula gratuita com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, para você ficar em dia com os temas da Poluição Ambiental. É show! Depois da aula tem mais dicas e as questões do Simulado. Vem!

Muito bom este resumo do professor Carrieri!

O Buraco na Camada de Ozônio:

A Camada de Ozônio é responsável por filtrar a entrada de raios nocivos. Mas, com a emissão de gases poluentes na atmosfera, como os dióxidos e monóxidos de carbono, enxofre, o metano e a utilização do CFC (clorofluorcarbono), a camada foi se abrindo, principalmente no polo Sul.

Mas pesquisadores da Nasa, afirmam que os buracos estão se fechando devido à redução considerável de utilização do CFC.

A Chuva Ácida:

Existem diversas fontes de poluentes para a atmosfera, os gases são gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas, como por exemplo, o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio.

A combinação desses poluentes com o vapor de água existente na atmosfera se acumulam em nuvens e se transformam na chuva ácida. O processo é similar a chuva comum.

As Ilhas de Calor:

Este é o nome que se dá a um fenômeno climático que acontece principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, como São Paulo, por exemplo. Nessas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.3A formação das ilhas de calor ocorre por impermeabilização do solo, muito cimento, vidro e asfalto, pouca cobertura vegetal, entre outros.

Poluição das águas

Este é um tema bastante delicado e que atinge o mundo inteiro. A poluição nos mares pode ser ocasionada por diversas fontes, como a queima dos combustíveis das embarcações, lançamento de esgoto em áreas litorâneas e derramamento de petróleo.

Nos rios, há também o lançamento de esgoto e lixo, além da utilização de produtos químicos para a exploração de minerais. Já nas águas subterrâneas, a infiltração de agrotóxicos, rejeitos dos lixos (chorume) e, até, rejeitos humanos das fossas sépticas podem poluir essas águas.

Poluição dos solos

O solo pode ser poluído das mesmas maneiras que as águas subterrâneas. Mas, os prejuízos ficam principalmente para quem depende do solo para trabalhar e os consumidores que precisam do alimento para sobreviver.

Desmatamento

Tema recorrente e fundamental. O processo de desmatamento ocorre por vários entre eles, o processo de urbanização, a agricultura e a pecuária.

A sociedade vem pensando de forma muito imediatista e não lembra que a vegetação é parte fundamental para a manutenção da vida no planeta. Diante desse contexto, seja, enquanto continuarmos desmatando, só estaremos acelerando o caos e os problemas ambientais.

Problemas ambientais e conferências

Aconteceram várias reuniões importante entre as principais nações para voltar a atenção do mundo para os problemas ambientais e discutir planos de ações para diminuir a poluição. Porém, ainda há muito o que se fazer em relação a isso. Nenhuma conferência foi eficaz o suficiente que conseguisse demonstrar uma redução significativa na poluição mundial.

  1. Aí estão algumas das principais reuniões:
  2. – 1972 – Estocolmo – Suécia
  3. – 1992 – Eco92 – Rio de Janeiro
  4. – 1997 – Kyoto – Japão
  5. – 2002 – Rio +10 – Johanesburgo – África do Sul
  6. – 2012 – Rio +20 – Rio de Janeiro

Então, você entendeu as principais causas dos problemas ambientais? Ficou com alguma dúvida? Acompanhe a videoaula e depois faça os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!

Resumo de Meio Ambiente e Impacto Ambiental

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Quer saber mais sobre impacto ambiental? Então leia a aula do Curso Enem Gratuito, clicando neste link.

Agora que você já revisou o conteúdo, responda as 10 questões do simulado de impacto ambiental:

Simulado – Impacto ambiental

.

.
=======

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem , com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel