Pronomes e elementos de coesão – Simulado Enem de Gramática

Teste o que sabe sobre os pronomes e elementos de coesão com o Simulado Enem Online de Gramática. Responda as 10 questões e compartilhe o seu resultado ao final. Se errar, têm dicas para estudar.

Quer se dar bem no Enem e nos demais vestibulares?

Pronome: uma ferramenta essencial – O estudo dos pronomes é fundamental a quem pretende interpretar bem e escrever com coesão textual. O importante não é memorizar uma lista gigantesca de pronomes, mas saber como empregá-los no texto e de que forma serão úteis à minha compreensão e interpretação textual.

Os pronomes classificam-se em seis grupos: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos. Na aula gratuita logo abaixo você tem um resumo online para fica atualizado.

Veja as 10 questões que selecionamos para você sobre os pronomes e elementos de coesão e garanta um bom desempenho na prova de Gramática!

Veja uma aula de resumo, com a professora Kel, e depois responda ao Simulado Enem de Gramática.

Com o Simulado Enem Online de Gramática sobre pronomes e elementos de coesão você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar.

Ao final, você confere o seu desempenho e pode compartilhar o resultado com os amigos. Teste agora o seu nível:

Pronomes e elementos de coesão

  1. Pergunta 1 de 10

    (Fac. Israelita de Ciências da S. Albert Einstein SP/2017)

    TEXTO:

    Violência à saúde

    Mauro Gomes Aranha de Lima
    Jornal do Cremesp, agosto de 2016

    O aumento da violência contra médicos e enfermeiros finalmente passou a ser encarado como questão de Estado. Graças às denúncias do Cremesp [Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo] e do Coren-SP [Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo], a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mantém agora um grupo de trabalho que se debruça na busca de soluções para o problema.
    Em recente reunião, o secretário adjunto da SSP-SP, Sérgio Sobrane, comprometeu-se a tomar providências. A Secretaria de Saúde (SES-SP) também participou dos debates que culminaram com proposta do Cremesp e do Coren de um protocolo para orientar profissionais da Saúde a lidar com situações em que o usuário/familiar se mostre agressivo ou ameaçador.
    Simultaneamente, a SSP-SP preparará um piloto de intervenção baseado em registros de ameaças ou de truculência na Capital. Se bem sucedido, será multiplicado ao restante do Estado.
    São medidas oportunas e as levaremos em frente. Contudo, tal empenho não será o bastante. A violência emerge de raízes profundas: governos negligenciam a saúde dos cidadãos, motivo pelo qual a rede pública padece de graves problemas no acesso ou continuidade da atenção; hospitais sucateados e sob o contingenciamento de leitos e serviços; postos de saúde e Estratégia Saúde da Família com equipes incompletas para a efetivação de metas integrativas biopsicossociais.
    O brasileiro é contribuinte assíduo e pontual, arca com uma das mais altas tributações do mundo, e, em demandas por saúde, o que recebe é o caos e a indiferença.
    Resignam-se, muitos. Todavia, há os que não suportam a indignidade. Sentem-se humilhados. Reagem, exaltam-se. Eis que chegamos ao extremo. Em pesquisa encomendada pelo Cremesp, em 2015, com amostra de 617 médicos, 64% tomaram conhecimento ou foram vítimas de violência. Ouvimos também os pacientes: 41% dos entrevistados atribuíram a razão das agressões a problemas como demora para serem atendidos, estresse, muitos pacientes para poucos médicos, consultas rápidas e superficiais.
    Ser médico é condição e escolha. Escolhemos a compreensão científica do mecanismo humano, revertida em benefício do ser que sofre. Vocação, chamado, desafio, e o apelo da dor em outrem, a nos exigirem fôlego, serenidade e dedicação. Estamos todos, médicos e pacientes, em situação. Há que se cultivar entre nós uma cultura de paz. E um compromisso mútuo de tarefas mínimas.
    Aos pacientes, cabe-lhes o cultivo de uma percepção mais refletida de que, em meio à precariedade posta por governos cínicos, o Estado não é o médico. Este é apenas o servidor visível, por detrás do qual está aquele que se omite.
    Aos médicos, a compreensão de que os pacientes, além de suas enfermidades, sofrem injustiças e agravos sociais.
    A tolerância não é exatamente um dom, uma graça, ou natural pendor. É esforço deliberado, marco estrutural do processo civilizador.
    Tarefas e esforços compartilhados: a solução da violência está mais dentro do que fora de nós.

    In: Jornal do Cremesp. Órgão Oficial do Conselho Regional de
    Medicina do Estado de São Paulo. No 339, agosto 2016. [Adaptado]

     

    No oitavo parágrafo, o pronome -lhes

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.

 

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desse simulado sobre Pronomes e Elementos de Coesão, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.