Simbolismo – Simulado Enem de Literatura com 10 questões

Assista a uma super videoaula do Curso Enem Gratuito e em seguida teste seus conhecimentos sobre Literatura com o simulado de Simbolismo que preparamos para você. São apenas 10 questões para você mandar bem no Enem!

Antes de assistir a videoaula do Prof. Anderson “Rolo” e responder as 10 questões do simulado de Simbolismo do Blog do Enem, que tal refrescar a memória sobre o tema?

O movimento literário do Simbolismo

As palavras-chave para entender o estilo do Simbolismo são: representar, evocar, magia, misticismo, inconsciente. Contemporâneos dos parnasianos, os simbolistas reagiram fortemente contra os princípios cientificistas da época, propondo uma arte baseada na expressão de estados emocionais subjetivos, misteriosos, ilógicos, ou seja, aquilo que só admite expressão simbólica, porque não pode ser codificado racionalmente.

Literatura EnemA razão e a lógica, instrumentos de análise de realidade, cedem lugar à intuição. As obras que iniciam o Simbolismo no Brasil são Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898).  Ele enfrentou o preconceito racial, pois era negro, filho de escravos alforriados.

Contexto histórico do Simbolismo

No final do século XIX, a Europa estava enfrentando um período de crise, gerada pela segunda Revolução Industrial. A nova ordem econômica beneficiava somente a elite, quando a maior parte da população era constituída de proletários. Isso gerava intranquilidade e pessimismo com reflexo no mundo das artes. Condições de trabalho na Revolução IndustrialClique aqui e veja uma aula gratuita sobre as condições de vida e de trabalho na Revolução Industrial. Crianças e mulheres nas fábricas, com jornadas de 12 horas de trabalho diário.

Neste mesmo momento, o Brasil passava por grande agitação política e social, devido a fatos como a abolição da escravatura (1888), a proclamação da República (1889), entre outros.

Características do Simbolismo: Misticismo, Espiritualismo, Musicalidade, Imaginário e Fantasia.

Misticismo e espiritualismo. Veja nestes versos de Cruz e Sousa:

Como fantásticos signos / Erram demônios malignos. / Na brancura das ossadas / Gemem as almas penadas. / Lobisomens, feiticeiras / Gargalham no luar das eiras. / Os vultos dos enforcados / Uivam nos ventos irados.

  • Subjetivismo e Musicalidade: Para aproximar a poesia da música, os simbolistas lançam mão, além da rima, de muitos recursos fonéticos. Observe este exemplo de aliteração (repetição sequencial de consoantes idênticas) na obra de Cruz e Sousa:

Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas, / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Ênfase no imaginário e na fantasia:

Esta é uma característica do Romantismo. Dela resulta também a evasão do tempo presente, voltando-se o eu-lírico para o passado ou projetando-se no futuro. Mas, está presente nestes versos de Cruz e Sousa:

Noites de além, remotas, que eu recordo,

Noites da solidão, noites remotas

Que nos azuis da fantasia bordo…

Antes de ver os autores e as obras, veja só esta aula da prof. Camila sobre o Simbolismo:

Autores e obras do Simbolismo no Brasil

  • Cruz e Sousa: o “Cisne Negro” nasceu em Santa Catarina (1861) e morreu em Minas Gerais (1898). Afirma-se que sem Cruz e Sousa nem teríamos o Simbolismo em nossas letras. Como poeta, teve apenas o livro Broquéis publicado em vida. Os dois outros volumes de poesias, Faróis e Últimos Sonetos, são póstumos.
  • Sua produção fala da dor e do sofrimento do homem negro, mas evolui para o sofrimento e a angústia do ser humano. Está presente em sua obra também a sublimação, a anulação da matéria para a liberação da espiritualidade, só conseguida por meio da morte. Ao lado disso, percebe-se o uso de maiúsculas, valorizando as ideias, e uma angústia sexual profunda.

Aos 16 anos, Cruz e Sousa participou da criação do jornal ‘Colombo’. O primeiro livro surgiu em 1885 (Tropas e Fantasias), em parceria com o também catarinense Virgílio Várzea. Cruz e Sousa muda-se para  a cidade do Rio de Janeiro em 1888, onde se casa com Gavita Gonçalves, para quem escreve seus poemas mais consagrados.  Ele rompe com o estilo do Parnasianismo e entra com força no Simbolismo.

Mas, a fortuna não sorri para Cruz e Sousa. Gavita tem crises nervosas e os filhos e o poeta são acometidos de tuberculose. Em busca de tratamento ele segue para o interior de Minas Gerais, onde morre. O corpo de Cruz e Sousa foi enviado ao Rio de Janeiro num vagão de transporte de animais. A sua vida virou filme, dirigido por Sylvio Back.

  • Obras de Cruz e Sousa: Broquéis (poesia); Faróis (poesia); Últimos Sonetos; Tropos e fantasias (prosa); Missal (prosa); Evocações (prosa).
  • Alphonsus de Guimaraens: nasceu em Ouro Preto (MG) e morreu em Mariana (MG). Estudou Direito em São Paulo, onde se dedicou ao Jornalismo e lançou seu primeiro livro de poemas. Terminou o curso em Ouro Preto e exerceu o cargo de juiz de direito em Mariana. Sua obra é marcada, sobretudo, pelo caráter místico-religioso. Muitos de seus poemas relacionavam-se à noiva, Constança, morta prematuramente.
  • Obras de Alphonsus Guimarães:  Setenário das dores de Nossa Senhora e Câmara ardente (poesia); Dona Mística (poesia); Mendigos (prosa).

Para fixar bem o tema e mandar bem no Enem, assista à videoaula sobre poetas simbolistas:

Simulado de Simbolismo

Quer garantir nos estudos através de um curso preparatório gratuito? Confira o Curso Enem 2018 Gratuito. Todas as matérias do Exame para você mandar bem nas provas objetivas e na Redação também.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

No Blog do Enem toda hora é hora do Enem para você testar seus conhecimentos e revisar o que precisa melhorar para mandar bem no próximo Exame. Você está com o maior portal de conteúdos preparatórios e que tem Simulados de todas as matérias. Veja o Pré-Enem Gratuito, com 1.420 aulas de todas as matérias das provas objetivas e de Redação Também.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel