Antiguidade Clássica: resumo e simulado de História Enem

Conhecer a História é básico para entender o presente e projetar o futuro. Veja os temas da Antiguidade Clássica que estão presentes até hoje na Civilização Ocidental.

A Grécia Antiga é o berço da civilização ocidental. Vieram dali os primeiros filósofos a investigar a natureza e a condição humana. Também os primeiros matemáticos e astrônomos surgiram no período da Antiguidade Clássica.  Confira no resumo os principais elementos daquele período que ainda hoje influenciam a nossa vida. E, depois responda ao simulado.

Grécia e Antiguidade Clássica

O período clássico tem início com a guerra entre o Império Persa e as cidades gregas. Os persas estavam em expansão em direção ao leste do mar Egeu, uma área colonizada pelos gregos. Nesse contexto, Atenas lidera uma aliança militar de cidades gregas, a chamada Liga de Delos.

Por meio dessa aliança, as cidades participantes deveriam contribuir com impostos e oferecendo navios para que os gregos se unissem e vencessem a guerra, o que de fato aconteceu.

Guerras na Grécia Antiga

 Ao fim, Atenas está completamente destruída. A cidade havia sido invadida e incendiada pelos persas. Quem governa Atenas e reconstrói a cidade é Péricles, que mantém o controle da cidade sobre a Liga de Delos.

Ao fim da guerra, não faz mais sentido haver essa liga, mas Atenas permanece cobrando impostos das cidades gregas, por meio dos quais se reconstrói. Nesse período, importantes obras são construídas, marcando esse momento de esplendor cultural.

Confira com o professor Felipe, especialista em História Geral do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução completa sobre a Antiguidade Clássica:

Muito bom este resumo do professor Felipe. Tem mais aulas dele no canal do Curso Enem Gratuito.

 Os destaques sobre a Antiguidade

Veja os pontos mais relevantes da aula do professor Felipe. Assim você de verificar o que precisa rever no vídeo para não deixar dúvidas para trás.

O imperialismo exercido por Atenas na Liga de Delos confrontou-se com os interesses da cidade de Corinto, aliada a Esparta. Sendo assim, Esparta lidera uma aliança militar para fazer frente a esse imperialismo: a Liga do Peloponeso.

 Ocorre, então, a Guerra do Peloponeso, entre Esparta e Atenas. Nesse conflito, após quatro décadas, Esparta sai vitoriosa e impõe o seu modelo militarista e oligárquico à Atenas e outras cidades gregas. Desta forma acaba com a democracia ateniense. Entretanto, essas guerras todas tiveram por consequência fragilizar muito a Grécia, o que facilitou invasões estrangeiras.

A principal dessas invasões foi a do Império Macedônico, sob liderança de Alexandre, o Grande. Esse império domina não só a cultura grega ocidental, como também algumas civilizações orientais.  É o declínio da cultura desenvolvida na Antiguidade Clássica na Grécia.

A mistura dessas duas culturas, dos gregos e dos macedônios, dá origem à cultura helenística, que fez surgir um novo período da história grega com o mesmo nome O Período Helenístico.

 Também devemos lembrar do legado grego: a democracia, a filosofia, a história, o teatro, os poemas épicos… Tudo isso influenciou a atual sociedade ocidental, fazendo da civilização grega uma civilização permanente, deste a Antiguidade Clássica.

Os períodos Pré-Homérico; Homérico; e Arcaico

Confira agora com o professor Felipe os demais três períodos que complementam o ciclo de história da Grécia Antiga para o Enem.

As dicas do professor Felipe:

A Grécia é o berço de referência em uma série de áreas como o teatro, filosofia, história e as olimpíadas. Quando se fala da história da Grécia, é importante lembrar que ela se divide em cinco períodos: pré-homérico, homérico, arcaico, clássico e helenístico.

 No período Pré-Homérico nós temos o povoamento grego, os cretenses dominando comercialmente o Mar Egeu, mas depois vão sofrer com as invasões indo-europeias, até a invasão dos Dórios que coloca em saque a vida urbana na Grécia.

 É quando a Grécia entra no segundo período, o Homérico, onde vamos ter a formação dos genos (comunidades rurais chefiadas por uma espécie de patriarca e cujo laço de pertencimento ao grupo é o laço de parentesco).

Mas, depois que os Dórios acabam se instalando no sul da Grécia (onde vão fundar mais tarde Esparta), temos um período de relativa paz e crescimento demográfico, os genos começam a entrar em guerra e essas guerras levam a uma formação cada vez mais complexa da sociedade, até que leva a formação das cidades-estado gregas.

Atenas x Esparta

A Grécia se organiza politicamente em cidades-estado. Os dois principais modelos são Esparta (militarista e oligárquica) e também Atenas. Esparta traz uma economia agrária sob controle de uma classe militar que explora a massa camponesa. Na sociedade, nós não temos mobilidade social entre as classes, que se dividem entre esparciatas (militares), periecos (pequenos camponeses livres, comerciantes e artesãos) e hilotas (servos).

 A parte mais importante quando falamos de Esparta na verdade é a educação, voltada para a educação militar. A mulher era educada para a maternidade, enquanto os homens (a partir dos 7 anos) saíam do convívio familiar e passavam a ser propriedade do Estado, onde se prezava pela formação de soldados.

 Temos, no outro lado, mais ao norte, uma outra cidade: Atenas. Atenas possuía um sistema democrático e comercial. Quando falamos na economia ateniense, ela é mais dinâmica, onde o comércio e o artesanato eram mais valorizados. Esse dinamismo econômico possibilitava a mobilidade social.

Agora, é importante analisar que a democracia ateniense não contemplava todos os cidadãos, pois mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos (de guerra ou por dívida) não possuíam direitos políticos.

A Democracia Ateniense

 A parte mais importante de Atenas é a política. Atenas surge como uma cidade oligárquica, e aos poucos se transforma em uma democracia. Em Atenas foi criado o primeiro código de leis escritos, democratizando pelo menos o conhecimento das leis.

Em Atenas também foi criada a Assembleia Popular (eclésia). A Eclésia chegou a ter 43 mil membros escritos, e esses membros vão pertencer e participar cada vez mais da política, que utilizava até então critérios censitários para entrada de seus membros.

Clístenes, então, acaba com os critérios censitários e cria uma democracia popular, onde podem participar todos os homens atenienses com mais de 20 anos de idade (ou seja, só 15% da população).

 

Simulado Antiguidade Clássica

.

.
Mandou bem no Simulado sobre a Antiguidade Clássica? O tema é fascinante. Se você não acertou pelo menos sete questões “de primeira” é hora de mergulhar mais fundo.
Confira um resumo completo sobre a Civilização Grega & Antiguidade.
Antiguidade Clássica da Grécia

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem.

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel