Aulas gratuitas. Escolha sua matéria:

Os Tipos Textuais: resumo sobre o estilo da Redação Enem

Os Tipos Textuais: resumo sobre o estilo da Redação Enem

1 - Narração; 2 - Descrição; e 3 - Dissertação: Teste seus conhecimentos sobre os Tipos Textuais para a Redação Enem e interpretar os textos da Literatura. Veja no resumo.

Aprenda quais são os Tipos Textuais: veja os três gêneros textuais mais solicitados nas Redações do Vestibular e do Enem: Descrição; Narração; e Dissertação. No Enem o foco é o texto dissertativo-argumentativo. Entenda aqui, agora, que o Enem exige um texto dissertativo argumentativo. Vamos lá?

Quando se precisa defender uma tese ou levantar uma nova ideia embasada em fatos, faz-se uma dissertação. Precisamos ficar muito atentos ao Tipos Textuais e saber qual é o que se encaixa ao exigido na Redação do Enem. Quais são as suas características?

Resumo sobre os Tipos Textuais

Veja com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese rápida sobre os Tipos Textuais:

Confira os 3 Tipos Textuais: Narração; Descrição; e Dissertação

Narração: consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo

 Descrição: ação que você toma de descrever sobre algo ou alguém Então, sempre que você expõe com detalhes um objeto, uma pessoa ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição.

O Texto Dissertativo

Um texto dissertativo é aquele que  que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.

Aula Gratuita sobre os fundamentos do texto dissertativo-argumentativo

Veja com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito como elaborar um texto dissertativo-argumentativo:

Bacana, não é? E o legal desta aula, inclusive, é que ela já nos dá dicas para a redação.

Veja um resumo especial sobre como escrever o texto dissertativo argumentativoaula sobre texto dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações. Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. Percebe que entre os Tipos Textuais ele é o que dá mais liberdade para escrever.

A objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso geralmente o enunciador não aparece porque o mais importante é o assunto em questão e não quem fala dele.

É interessante que percebamos a semelhança e a proximidade entre o texto dissertativo e o argumentativo. O argumentativo tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto.

É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo e sabe onde este estilo híbrido de texto é exigido

Os Tipos Textuais e a Redação do Enem

Na redação do Enem. É importante ou não é? É! Por isso, abaixo, temos um vídeo do canal “Aulas de português” que, apesar de focar nos concursos públicos, elucida de maneira bastante objetiva características básicas de um texto dissertativo-argumentativo. Então, conheça todos os Tipos Textuais, mas se ligue no que é o estilo oficial para mandar bem na Redação do Enem.

Aula Gratuita sobre a Redação

Confira com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, o passo a passo para você escrever a Redação do Enem. É simples e rápida. Veja:

Boa demais esta aula da professora Dani! Ela é bem objetiva para você fazer a Redação do Enem em três blocos: 1 – Introdução (Tese e Ponto de Vista; 2 – Desenvolvimento (Argumentos, dados e citações); e, 3 – Conclusão (a Proposta de Intervenção).

O Texto Injuntivo

Está tudo interligado, minha gente, o conhecimento e aplicação dele no Enem é uma grande teia. Por último, temos o texto injuntivo.

O que é um texto injuntivo? Ele indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples.

Os verbos do texto Injuntivo são, na sua maioria, empregados no modo imperativo (aquele modo verbal que dá ordens), porém nota-se também o uso do infinitivo (o verbo não conjugado, lembram? Amar, beber, comer…) e o uso do futuro do presente do modo indicativo.

Exemplos: previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos.

Modelos de Redação nota 1000

Veja textos premiados pelo Ministério da Educação na correção oficial do Enem. São Redações com Nota Máxima, todas na estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sem escorregar para os outros Tipos Textuais:

Confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000 Tipos Textuais: Veja 10 modelos de Redação Enem nota 1000

As dicas de Linguagem para a Conclusão

Confira com a professora Daniela Garcia as orientações para você madar bem na hora de fazer a sua Proposta de Intervenção da Redação do Enem.

E, agora, pra fechar com chave de ouro nosso estudo sobre a tipologia textual, que tal uma revisão? Agora é hora de testar o seu nível no Simulado Enem Gratuito de Tipos Textuais.

Simulado sobre os Tipos Textuais

Simulado Tipos textuais

  1. Pergunta 1 de 10

    (FUNCAB)

    Internet e a importância da imprensa

    Este artigo não é sobre a pornografia no mundo virtual nem tampouco sobre os riscos de as redes sociais empobrecerem o relacionamento humano. Trata de um dos aspectos mais festejados da internet: o empowerment (“empoderamento”, fortalecimento) do cidadão proporcionado pela grande rede.

    É a primeira vez na História em que todos, ou quase todos, podem exercer a sua liberdade de expressão, escrevendo o que quiserem na internet. De forma instantânea, o que cada um publica está virtualmente acessível aos cinco continentes. Tal fato, inimaginável décadas atrás, vem modificando as relações sociais e políticas: diversos governos caíram em virtude da mobilização virtual, notícias antes censuradas são agora publicadas na rede, etc. Há um novo cenário democrático mais aberto, mais participativo, mais livre.

    E o que pode haver de negativo nisso tudo? A facilidade de conexão com outras pessoas tem provocado um novo fenômeno social. Com a internet, não é mais necessário conviver (e conversar) com pessoas que pensam de forma diferente. Com enorme facilidade, posso encontrar indivíduos “iguais” a mim, por mais minoritária que seja a minha posição.

    O risco está em que é muito fácil aderir ao seu clube” e, por comodidade, quase sem perceber, ir se encerrando nele. Não é infrequente que dentro dos guetos, físicos ou virtuais, ocorra um processo que desemboca no fanatismo e no extremismo.

    Em razão da ausência de diálogo entre posições diversas, o ativismo na internet nem sempre tem enriquecido o debate público. O empowerment digital é frequentemente utilizado apenas como um instrumento de pressão, o que é legítimo democraticamente, mas, não raras vezes, cruza a linha, para se configurar como intimidação, o que já não é tão legítimo assim…

    A internet, como espaço de liberdade, não garante por si só a criação de consensos nem o estabelecimento de uma base comum para o debate.

    Evidencia-se, aqui, um ponto importante. A internet não substitui a imprensa. Pelo contrário, esse fenômeno dos novos guetos põe em destaque o papel da imprensa no jogo democrático. Ao selecionar o que se publica, ela acaba sendo um importante moderador do debate público. Aquilo que muitos poderiam ver como uma limitação é o que torna possível o diálogo, ao criar um espaço de discussão num contexto de civilidade democrática, no qual o outro lado também é ouvido.

    A racionalidade não dialogada é estreita, já que todos nós temos muitos condicionantes, que configuram o nosso modo de ver o mundo. Sozinhos, nunca somos totalmente isentos, temos sempre um determinado viés. Numa época de incertezas sobre o futuro da mídia, aí está um dos grandes diferenciais de um jornal em relação ao que simplesmente é publicado na rede.

    Imprensa e internet não são mundos paralelos: comunicam-se mutuamente, o que é benéfico a todos. No entanto, seria um empobrecimento democrático para um país se a primeira página de um jornal fosse simplesmente o reflexo da audiência virtual da noite anterior. Nunca foi tão necessária uma ponderação serena e coletiva do que será manchete no dia seguinte.

    O perigo da internet não está propriamente nela. O risco é considerarmos que, pelo seu sucesso, todos os outros âmbitos devam seguir a sua mesma lógica, predominantemente quantitativa. O mundo contemporâneo, cada vez mais intensamente marcado pelo virtual, necessita também de outros olhares, de outras cores. A internet, mesmo sendo plural, não tem por que se tornar um monopólio.

    (CAVALCANTI, N. da Rocha. Jornal “O Estado de S. Paulo”, 12/05/14, com adaptações.)

    Pelas características da organização do discurso, a respeito do texto pode-se afirmar que se trata de uma:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
.
=======

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem GratuitoVeja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Mandou bem na revisão sobre os Tipos Textuais? Então, agora é com você!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.