Adjetivos – Revisão e Simulado Enem de Espanhol com 10 questões

Responda as 10 questões do simulado de adjetivos em Espanhol para mandar bem na parte de línguas estrangeiras do Enem! Veja um resumo sobre o tema e assista à videoaula do Curso Enem Gratuito.

Antes de responder as 10 questões do simulado de adjetivos em Espanhol, que tal revisar o tema para gabaritar nas provas?

Adjetivo é qualidade? É usado como no espanhol? É, o adjetivo é uma qualidade sim. São palavras variáveis em gênero e número que acompanham o substantivo expressando suas qualidades. Mas também servem para dar características para o substantivo, sejam elas concretas (perceptíveis pelos sentidos, como ‘el libro verde’), ou abstratas (perceptíveis pela mente, como ‘el libro difícil’).11

Então, basicamente um adjetivo serve para dar qualidade ao substantivo. Na gramática tradicional costumava-se dizer que os adjetivos poderiam ser qualificativos e determinativos. Os qualificativos são os já citados, que dão qualidade. Já os determinativos são aqueles que indicam substantivo da frase e informam seu significado.

A classificação dos adjetivos

  • demonstrativo;
  • possessivo;
  • numeral;
  • indefinido;
  • interrogativo;
  • exclamativo.

Adjetivos qualificativos

Os adjetivos qualificativos são variáveis em gênero e número de acordo com o substantivo. No entanto, assim como no português, existem aqueles adjetivos que servem para ambos os gêneros e variam apenas em número. Dentro dos adjetivos de uma terminação, o caso mais comum é do adjetivo terminado em E: (alegre, inteligente, fuerte, triste, etc); Existem também adjetivos terminados em L: (hábil, débil, personal, etc); Em R: (peor, singular, etc); Em Z (sagaz, feliz, etc); E alguns poucos em N (común, ruin).

Veja na imagem a seguir alguns exemplos de adjetivos:

Fonte: http://espanol.browning.edu/contenido/los-adjetivos-vocabulario-template

Quanto a sua classificação, os adjetivos são conhecidos por: primitivos (bueno); derivados (bondadoso); simples (fuerte); compostos (multicolor); e, por último, os pátrios ou gentilícios (canadiense, chino, brasileño).

Adjetivos explicativos e especificativos

De acordo com sua forma de expressar qualidades, os adjetivos podem ser explicativos ou especificativos. Os adjetivos explicativos servem para expressar uma qualidade que deriva do próprio substantivo, sem pretensão de diferenciá-lo dos demais. É mais usado na linguagem literária e costuma vir antes do substantivo (dulze azúcar, blanca nieve, etc). Os adjetivos especificativos expressam uma qualidade do substantivo que o diferencia dos demais da sua espécie (pelota pequena, coche azul, etc). Estes são mais comuns na língua falada e costuma aparecer depois do substantivo.

Graus dos adjetivos

Para expressar a qualidade dos substantivos, os adjetivos podem ser usados com maior, ou menor intensidade. Esta maneira de expressar intensidade é chamada de grau do adjetivo. Os graus podem ser: positivo, comparativo ou superlativo. Na imagem abaixo é possível observar melhor estes graus através de exemplos:

Graus dos adjetivos. Fonte: http://www.educando.edu.do/portal/los-adjetivos/

Atenção: em espanhol, as formas más pequeno e más grande são corretas! A expressão mayor significa mais velho(a).

Adjetivos determinativos

Demonstrativo: indica proximidade ou distância em relação ao nome ao qual se refere.
“Este lápis que está en mis manos es mío.”
Este lápis que está nas minhas mão é meu.

Numeral: atribui valor numérico ao substantivo.
“Juan comió ocho uvas”
Juan comeu oito uvas.

Indefinido: generaliza o sentido do substantivo.
“Um día cualquiera me iré a Rússia”
Um dia qualquer irei até a Rússia.

Interrogativos e exclamativos: vem antes do substantivo e sempre levam acento.
“¿Cuál es tu nombre?”
Qual é teu nome?

“¡Qué alegría estar contigo!”
Que alegria estar contigo!

Possessivos: indicam posse do substantivo.
“Sus amigos son muy queridos.”
Seus amigos são muito queridos.

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

Antes de resolver o simulado, veja a videoaula do prof. Alexandre e garanta bons resultados!

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de adjetivos em Espanhol:

 Simulado – Los adjetivos

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel