Poluição no trânsito e crítica de arte – Simulado Encceja

Quer garantir o certificado do Ensino Médio? Então teste seus conhecimentos sobre poluição no trânsito, crítica de arte, mulheres no campo e outros temas que podem cair no Encceja. No Simulado Encceja de Linguagens você treina com dicas específicas para estudar e garante o sucesso na hora da prova.

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

São apenas 5 questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio! Mas antes, veja um breve resumo sobre um dos temas deste Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

O tema Mobilidade Urbana tem algumas dimensões a serem abordadas. Uma delas é a questão da poluição.

Congestionamentos: poluição, perda de tempo e de energia – As cidades brasileiras estão ficando com as ruas cada vez mais ocupadas por motos e automóveis. Os impactos negativos vêm sendo sentidos pela população com a perda da mobilidade urbana. Com o aumento recente da frota de veículos particulares no país, problemas como congestionamentos, mortes decorrentes da violência no trânsito, poluição e prejuízos econômicos ganham dimensão ainda maior.

Poluição e Mobilidade Urbana

Na dimensão ambiental, a poluição gerada pelos transportes individuais é mais forte do que a poluição gerada nos transportes públicos. A tabela a seguir mostra que um passageiro no transporte coletivo polui 17 vezes menos do que o motorista de um automóvel, por exemplo:

tabela-de-poluicao-por-modal-mobilidade-urbana

A tabela acima foi criada pela ONG Rodas da Paz, e mostra a bicicleta com índice zero para a poluição ambiental. O Brasil tem políticas ainda incipientes para a implantação de ciclovias ou ciclofaixas. A cidade de São Paulo criou políticas para incentivar o deslocamento individual por bicicletas.

No estado de Santa Catarina há uma tradição operária de ir pedalando para o trabalho nas fábricas nas cidades do Vale do Itajaí e da Região Norte. Mas, no conjunto do país, os números, ainda que crescentes de ciclistas, não são comparáveis à grande massa de usuários de transporte individual motorizado (carros e motos) e de transporte público movido a combustível fóssil.

Viu só? O assunto é simples, mas agora é hora de ver na prática o que você sabe! Responda as 5 questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias a seguir para arrasar na prova:

Poluição no trânsito e crítica de arte

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.