A Configuração dos Elétrons: resumo Enem de Química

Teste seus conhecimentos sobre a Configuração dos Elétrons respondendo as 10 questões do Simulado Enem Online de Química. Se errar, têm dicas para estudar! Confira um resumo antes dos exercícios, e prepare-se para gabaritar no Enem e nos vestibulares.

Não vacile. É hora de rever um conteúdo que cai muito nas provas dos vestibulares e do Enem: a distribuição dos elétrons – ou Distribuição Eletrônica, cai direto, mas é um assunto que confunde muitos alunos na hora das provas. Veja como aprender a Configuração dos Elétros para se dar bem no Enem.

A professora de Química Munique Dias, de Florianópolis, preparou uma super aula para você. Tem a teoria, os exemplos, vídeos da Khan Academy, e uma bateria de exercícios no padrão dos vestibulares e do Enem.  Veja o resumo completo e depois faça o Simulado Enem de Química:

Tudo começa nas teorias dos modelos atômicos do filósofo Demócrito; depois, em 1803, com o inglês John Dalton; em seguida Joseph John Thomson em 1897; Arthur Rutherford entre 1908 e 1910; e mais recentemente o Modelo de Niels Bohr, chamado de Bohr-Ruthenberg, e datado de 1913.  

Se você não estiver em dia com as teorias dos Modelos Atômicos, faça aqui uma revisão da Estrutura do Átomo antes de prosseguir.   O cientista Niels Bohr propôs em 1913 que os elétrons estavam distribuídos em camadas definidas.

Resumo das Camadas da Eletrosfera

Veja com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese para você gabaritar em Camadas Eletrônicas.

A eletrosfera atômica, portanto, era constituída por sete camadas eletrônicas, numeradas de um a sete,  -1-2-3-4-5-6-7-,  as quais também poderiam ser representadas pelas letras maiúsculas K,L,M,N,O,P e Q.

A camada 1 (ou K) era a camada mais próxima do núcleo e de menor energia, e a 7 (ou Q), a mais distante e de menor energia. Ou seja, as camadas não eram ‘apenas camadas’, mas reuniam características e propriedades próprias na eletrosfera.Química - configuração dos elétronsA forma como os elétrons estão distribuídos ao redor do núcleo, em camadas ou níveis de energia, é chamada de Distribuição eletrônica (veja na imagem acima).

Você sabe fazer a distribuição dos elétrons na eletrosfera? Veja com a gente para chegar lá…

Para você fazer a distribuição dos elétrons nas camadas do átomo, você deve seguir algumas “regras”, não gosta de decorar regras? Nem a gente! Por isso o nosso blog preparou para você um breve roteiro, assim você nunca mais vai esquecer:

  • – Conheça o número de elétrons; Como? Através do número atômico do elemento. Não lembra? Então assista a revisão sobre átomos no link: https://blogdoenem.com.br/quimica-atomo-khan-academy/.
  • – Cada camada eletrônica ou nível de energia comporta um número máximo de elétrons, veja a tabela abaixo:

Camada eletrônica

K

L

M

N

O

P

Q

No máximo de elétrons

2

8

18

32

32

18

8

Entendeu? Veja um exemplo:

Vamos fazer a distribuição eletrônica do potássio (K)?

Resolução: O número atômico do Potássio é 19. Como o potássio encontra-se no seu estado fundamental ou neutro, temos que o número atômico é igual ao número de elétrons.

Então distribuindo os elétrons nas camadas eletrônicas, e respeitando o número máximo de elétrons para cada camada temos que:  19K =  K=2; L=8; M=8; N=1

Observação importante: A última camada eletrônica de um átomo comporta no máximo, oito elétrons. Assim, se a última camada contiver um número de elétrons superior a 8 e inferior a 18, deve-se deixar 8 nessa e passar para a próxima.

Aula Gratuita sobre o Modelo Atômico de Niels Bohr

Antes de continuar esta aula sobre a a distribuição dos Elétrons no átomo, precisamos lembrar o modelo atômico Bohr. Vamos relembrar? Sabe como? Assistindo um resumo sobre o modelo atômico de Bohr com o professor Sobis, do canal Curso Enem Gratuito:

Aula Gratuita Khan Academy

Para saber mais detalhes de como os elétrons estão dispostos nas camadas eletrônicas, e sair na frente nas provas dos vestibulares, assista a o vídeo da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, sobre os orbitais. Não perca tempo!

Uma camada de número n será subdividida em 4 subníveis, que são: s, p, d, f. E cada um desses subníveis possui um número máximo de elétrons, veja na tabela abaixo:

Subníveis

s

p

d

f

No máximo de elétrons

2

6

10

14

Vamos lembrar como é feita a distribuição dos elétrons nos subníveis (configuração eletrônica)?

Os subníveis são preenchidos em ordem crescente de energia (ordem energética). Linus Pauling descobriu que a energia dos subníveis cresce na ordem:
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d…. Para obter essa ordem basta seguir as diagonais no Diagrama de Pauling abaixo:

        Diagrama de Linus Pauling

Vamos ver o exemplo do oxigênio:Química - configuração dos elétrons (2)

Oxigênio (O) Z = 8 → 1s2 2s2 2p4 (estado fundamental).

Linus Pauling - Blog do EnemLinnus Carl Pauling (1901-1994) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos.

Foi pioneiro na aplicação da Mecânica Quântica em química e, em 1994, ganhou o Nobel de Química pelo seu trabalho relativo à natureza das ligações químicas. Pauling recebeu o Nobel da Paz de 1962, pela sua campanha contra os testes nucleares e é a única personalidade a ter recebido dois Prêmios  Nobel não compartilhados.

Vamos aprender mais um pouco? Não desista agora!! Assista este outro vídeo da Khan Academy sobre os orbitais, e mande super bem nas questões sobre elétrons nas provas dos vestibulares ou do Enem.

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Química e veja o que sabe sobre a Configuração dos Elétrons. Se errar, têm dicas para estudar!

Configuração dos Elétrons

  1. Pergunta 1 de 10

    (UFU MG/2017)

    O texto faz referência às conclusões de Bohr ao explicar as dificuldades teóricas do modelo atômico rutherfordiano.

     

    A história do Modelo de Bohr

     

    1. Que a energia radiada não é emitida (ou absorvida) da maneira contínua admitida pela eletrodinâmica clássica, mas apenas durante a passagem dos sistemas de um estado “estacionário” para outro diferente.
    2. Que o equilíbrio dinâmico dos sistemas nos estados estacionários é governado pelas leis da mecânica clássica, não se verificando estas leis nas transições dos sistemas entre diferentes estados estacionários.
    3. Que é homogênea a radiação emitida durante a transição de um sistema de um estado estacionário para outro, e que a relação entre a frequência n e a quantidade total de energia emitida é dada por E = hn, sendo h a constante de Planck.
    4. Que os diferentes estados estacionários de um sistema simples constituído por um elétron que gira em volta de um núcleo positivo são determinados pela condição de ser igual a um múltiplo inteiro de h/2 a razão entre a energia total emitida durante a formação da configuração e a frequência de revolução do elétron. Admitindo que a órbita do elétron é circular, esta hipótese equivale a supor que o momento angular do elétron em torno do núcleo é igual a um múltiplo inteiro de h/2p.
    5. Que o estado “permanente” de um sistema atômico – isto é, o estado no qual a energia emitida é máxima – é determinado pela condição de ser igual a h/2p o momento angular de cada elétron em torno do centro da sua órbita.

    Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s04.html&gt;
    Acesso em: 15 abr. 2017.

     

    O problema que motivou Bohr a propor suas explicações e, consequentemente, seu modelo, baseou-se em qual das seguintes considerações?

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.

Veja aqui aulões gratuitos de Química:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.